quarta-feira, 25 de junho de 2008



A querida deu um toque milagroso na imagem.

Ficou bem melhor não acham??? A Angelina tava muito branquela, coitadita (ihihihihihih)

Hollywood, lá vou eu! (risos)

Bem, não sei o que se anda a passar comigo mas tenho estado super cansada e ensonada todos os dias!, esta noite, por exemplo, acordei às 03h30 e não dormi mais! Já sei que vou ter uma quarta feira pavorosa mas não vou descontar em comida .

Ontém fiz Indoor Cycle de manhã e Abdominais na fit ball.

A alimentação foi boa, foi o dia do TOFU! Descobri que tinha uma embalagem já no finalzinho da validade e resolvi comê-la toda.

Ao almoço, foi tofu grelhado com arroz de ervilhas e salada.

No lanche, pão integral com tofu.

E, ao jantar (cansaço e preguiça para cozinhar) sandwich de tofu com tomate.

Já bebi mais água (1,5 l)

E como nunca é de mais lembrar, aqui fica,

TOFU:

Rico em proteínas e poderoso na prevenção ao câncer de mama, o tofu alimentou valentes samurais e sábios monges budistas no Oriente.

No Ocidente, ele é um dos ingredientes mais versáteis na culinária vegetariana.

Por Bianca Balsi

Origem - Há dois mil anos os chineses descobriram que misturando sal precipitado da água do mar ao leite de soja, o leite talhava e dava origem a uma espécie de coalhada vegetal, com sabor suave e textura macia. Os sacerdotes Kento que foram à China no final do século 8 estudar budismo, retornaram ao Japão com o produto na bagagem. Foi aí que ele ganhou o nome de tofu e se tornou componente obrigatório da dieta livre de proteínas animais que os monges budistas seguiam.Gradualmente, o tofu passou a fazer parte das receitas culinárias da nobreza japonesa e dos samurais. Durante a era Edo (1603 a 1867) ele se popularizou e invadiu as mesas do Japão. O primeiro registro do termo tofu foi encontrado na China no ano de 1500. Não se sabe exatamente quando o tofu foi trazido ao mundo ocidental, mas o dicionário espanhol Vocabulario da Lingoa de Iapam, de 1603, é considerado o primeiro registro da palavra na Europa.

Propriedades Nutricionais - Por ser um derivado da soja, o tofu contém as mesmas propriedades da leguminosa. Em 100 g encontram-se 85% de água, 7,5 g de proteína e apenas 70 Kcal. "É uma fonte excelente de proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio", esclarece a nutricionista Natália Chede. Ela ainda explica que o tofu é uma das mais importantes fontes protéicas na dieta vegetariana. "Ele possui digestibilidade melhor que o grão de soja ou a PVT (proteína texturizada de soja) e complementa a dieta com outros alimentos ricos em proteínas como as demais leguminosas, castanhas e sementes".Myrian Ganzerli Jorge, nutricionista e culinarista, é especializada em dietas vegetarianas, além de criar receitas deliciosas com tofu, e reforça o discurso de Natália: "Algumas pessoas não se adaptam muito bem ao consumo de soja em grãos, pois ela pode causar flatulência. Por causa da sua maior digestibilidade, o tofu é uma ótima fonte de proteínas".Para que em uma dieta vegetariana as necessidades de proteínas sejam supridas, o ideal é que se consuma três porções diárias de soja ou seus derivados. Myrian Jorge ensina que o melhor é variar: "Você pode consumir uma fatia de tofu, um copo de leite de soja e uma xícara de grãos de soja".O queijo de soja é um alimento muito prático e não requer nenhum preparo especial para que suas propriedades nutricionais sejam plenamente aproveitadas, conforme explica Natália. "A única recomendação é que se consuma preferencialmente o tofu feito com soja orgânica. Afora isso, todas as formas de consumi-lo são válidas (em saladas, sobremesas, sanduíches e burguers assados)".

Propriedades Medicinais - Estudiosos do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California comprovaram que as mulheres americanas de ascendência asiática que consomem tofu e outros derivados da soja com mais frequência, têm menos chance de desenvolver câncer de mama.Myrian Jorge confirma essa teoria: "Além de ser pouco calórico, o tofu ajuda sim no combate ao câncer de mama pois ele é rico em fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino". Myrian ainda ensina como reduzir colesterol e calorias, ou adaptar receitas de bolos, biscoitos e tortas vegetarianas para veganas. "Substituir o ovo pelo tofu em algumas receitas é uma alternativa para reduzir a quantidade de gorduras e calorias dos alimentos. Basta bater o tofu com pouca água no liquidificador até obter um purê, cinco colheres desse purê equivalem a um ovo inteiro".

Curiosidades - Ao ser popularizado no Japão, em 1782, o tofu fez tanto sucesso que o livro de culinária Tofu Hyakuchin, que listava cem receitas à base do queijo de soja, foi bestseller. Versátil, o ingrediente pode ser usado de diversas maneiras: cozido, cru, no preparo de doces e salgados, mas uma das mais célebres receitas na China é o tofu recheado. Este era o prato preferido do fundador da dinastia Ming, Zhu Yuahzhang. O prato o remetia a lembranças da juventude quando passava fome e certo dia bateu à porta de uma senhora para pedir comida. Sem muito para oferecer, a senhora recheou um pedaço de tofu com legumes e vegetais cozidos. O sabor ficou tão marcante que, quando se tornou imperador, Zhu ordenou que o prato constasse no cardápio imperial.

Para celebrar a tradicional iguaria oriental, a cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, organiza anualmente o Tofu Festival. A primeira edição aconteceu em 1996, e desde então o festival ganha mais patrocinadores e notoriedades. Em 2007, o evento reuniu degustações, exposições e até um campeonato de sumô. Para saber mais sobre a festa e acompanhar o calendário 2008, acesse o site tofufest.org.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Tirei este artigo de um blog fantástico da Elaine : http://cantinhovegetariano.blogspot.com/2007/05/tofu.html

4 comentários:

Anabela disse...

Eu adoro Tofu!
Por acaso, não tenho comprado, mas hoje como vou às compras, já meti na listinha para trazer!
Uma saladinha bem variada e com tofu...hummmmm
Obrigada pela informação tão detalhada do tofu, já sabia alguma coisa, mas concerteza que agora estou mais informada
Beijo

Chou disse...

Eu ADOREI este post... Primeiro! wow! sexy! xD adorei a montagem! E não consigo encontrar nenhum defeito! Trabalho 5* =D
E depois o tofu, adorei toda essa informação! Não sabia que fazia tão bem. Tenho que o começar a incluir mais frequentemente na minha alimentação :P
Bjão**

iris disse...

eu não conheço tofu, só de ouvir falar, tô interessada...amei a foto!e o teu shampoo vermelho o elvive aquí se chama elseve

Ana in UK disse...

uau!! que borracho!! ficaste linda! qual foi o creme que usaste?

;)