quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


Oi Maravilhosas (o),


Estou louca de dores, a Dona M chegou ontem mesmo antes da aula de AERÓBICA + ABDOMINAIS, fiz a aula e foi óptima.
Mas hoje ... (2º dia e o pior), estou de rastos, acabei de tomar um Benuron a ver se alivia mas a dor continua bem forte. Levantei-me bem cedinho(aula às 08h00) para deixar tudo arrumadinho e vir aqui um pouquinho mas acho que não vou conseguir ir. Depois conto, vamos ver se o comprimido dá algum efeito.


E vocês, como estão? Já recomeçaram a R.A., após os excessos das festas???


CÓLICAS MENSTRUAIS

Incómodo Mensal
Marcella Bastos

Existem mulheres que nem sentem que estão menstruadas. Outras, no entanto, começam a temer quando esses dias se aproximam. Essas são as que estão no grupo das mulheres que todo mês sofrem com as cólicas menstruais.
A cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorréia, afeta a maior parte das mulheres em idade fértil. “Cerca de 60% das mulheres sentem dores durante o período menstrual”, aponta a ginecologista e obstetra do Rio de Janeiro, Fernanda Cazarim. Mas por que as mulheres sentem cólicas?
Todo mês o ovário produz um óvulo. Quando não há fecundação, o óvulo é eliminado, causando alterações no endométrio (membrana que reveste o útero). Durante esse processo, ocorre isquemia nas células uterinas, ou seja, baixa irrigação sanguínea, que provoca a dor.
A intensidade das dores, brandas ou latentes, é ocasionada pela quantidade de prostaglandina, substância produzida pelo útero.
Os sintomas mais comuns que acompanham as cólicas menstruais são dores de cabeça, enjôos, vômitos, diarréias, dores na parte inferior das costas e nas pernas, fadiga, nervosismo e tontura.
“Nos primeiros dias de menstruação tenho muita dificuldade para trabalhar, só consigo desenvolver minhas atividades mediante o uso de remédios antiespasmódicos”, diz a gerente comercial Silvana Valeriano.
Para aliviar as dores que surgem com a crise de cólica menstrual, os médicos recomendam repouso, dietas leves, aplicação de bolsa de água quente no abdômen e uso de remédios antiespasmódicos. Alguns medicamentos podem ajudar a aliviar a dor. De qualquer maneira, é importante procurar sempre o ginecologista para descobrir a causa e a solução mais adequada para diminuir o sofrimento. “A mulher que sofre de cólicas fortes precisa procurar um médico para que possa ser feito um exame para constatar se é um processo inflamatório, útero fechado ou endometriose”, alerta Fernanda Cazarim.
Marisol de Oliveira, 19 anos, procurou a ajuda de um profissional para acabar de uma vez com as dores mensais. “Sentia dores muito fortes, chegava a ficar tonta, mal podia trabalhar. Depois do tratamento à base de anticoncepcional passei a ter uma vida normal durante o período menstrual”, explica.

SAIBA COMO ALIVIAR A DOR DE FORMA NATURAL

Faça exercícios físicos
– Praticar exercícios aeróbicos pelo menos três vezes na semana pode aumentar o nível mensal de endorfina no organismo e diminuir a dor. Exercícios praticados durante a menstruação elevam ainda mais os níveis de endorfina.

Use bolsa de água quente
– O calor alivia porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz sensação de bem-estar.

Coma peixe
– Segundo os especialistas em nutrição, uma dieta rica em peixe auxilia o controle dos espasmos. A sugestão refere-se ao fato de que a prostaglandina é produzida com base em ácidos graxos, e peixes são ricos nessa substância.

Prefira alimentos diuréticos – Coma morango, melancia, melão, salsa e agrião.

Beba chá – De camomila ou de menta, quentes. Eles ajudam a aliviar a dor e proporcionam bem-estar.

ENDOMETRIOSE

Após cada menstruação, há uma renovação da camada do tecido que envolve o útero, o endométrio. A endometriose acontece quando o endométrio atinge outras áreas da pelve, como os ovários, intestinos e a bexiga. E afeta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.
Em geral, os primeiros sintomas da endometriose são cólicas muito fortes e piores a cada menstruação. A dor ocorre, geralmente, na parte inferior do abdômen. Se a doença estiver localizada na bexiga ou no intestino, pode causar dores ao urinar e diarréia durante a menstruação.
Dores mais intensas podem levar a problemas como cansaço, perda do sono, alterações de humor, depressão, tensão pré-menstrual e dores lombares.
Para diagnosticar a endometriose é preciso buscar a ajuda de um profissional da saúde. O tratamento é a base de hormônios e pode suspender a menstruação por até seis meses. Alguns casos exigem intervenção cirúrgica, que pode variar entre a cauterização de focos da doença até a retirada do útero e dos ovários.
As principais metas do tratamento são aliviar ou reduzir a dor, reverter a progressão da doença e preservar ou restaurar a capacidade de conceber.
É importante ressaltar que a endometriose não é uma doença transmissível e não tem prevenção.

in: http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=54&materia=275

10 comentários:

кιкα disse...

Bom Dia Crista!

Madrugaste hein...

Que mau não é, acho que não deverias ter estas dores que são tão incomodativas, já basta a TPM e a menstruação...
As tuas melhoras querida - bom dia!

AnaSakura disse...

conheço bem exes sintomas e só kd comecei a tomar a pilula comecei a ter periodos mnstruais + calmos. ACrditas k tive meses em k as dores das cólicas eram tão fortes cm as k tive no parto do meu filho????? Cha d casca d laranja tb é mt bom p amenizar exas dores. D kk forma o melhor é sp consultares um médico pk as endometrioses(s eventualmnt a tiveres) podem ter evoluções + graves. E o médico pode paxar um cotraceptivo k ajude as dores a paxar.

Bjs enormes...

Lisa disse...

ola linda, eu tb começei com a D. M a sério ontem lol, temos sempre ao mm tempo, por isso ontem n fui. Acreditas que de ontem para hj perdi 700 grs :) e fui ontem ao wc 3x :P lol
beijinhos grandes

Danielle Balata disse...

Olá Crista..

Eu sofro muito com colica sabia.. fico muito mal. Me admira que ainda assim você conseguiu fazer ginastica, por que eu nem da cama consigo levantar.

Beijos

Anónimo disse...

Ai, Cristinha!

Nem me fale. Não é todo mês, mas quando tenho cólicas, sai de baixo! Que terror!

Beijos e sucesso!!!

Tânia disse...

Oi Crista, bem deves estar mm mt mal. A mim depende do mês mas às vezes só estou bem a dormir e isto se conseguir adormecer!!

As melhoras ;)

***Branquinha

Unknown disse...

Benhe, esse mês também sofri com as malditas cólicas. Não tem como se animar assim, né? Nos dois primeiros dias eu fico imprestável, não adianta, rendimento zero.

Enfim, melhoras pra tu meu doce.


Bjão!


FUIZ...

disse...

Amore, nem me fale em cólicas...qdo tenho é pra FU@#$ mesmo!!!rsrsrs...
Mas sabe eu tomo um remédinho tipo buscopan e coloco a bolsa térmica, só alivia se a bolsa térmica estiver junto, sem ela necas...então a minha dica tbm eh essa BOLSA TÉRMICA!!
Melhorassssss.
Um gde beijo

Tágide disse...

Oieeeee tudo bem?
Sniffffffffff eu tenho endometriose.
Já tirei um ovário em consequência disso e agora vou fazer uma RM pq a médica acha que a maldita já apareceu de novo.
Eu tomo pilula continua para não ter período e evitar que a endo volte.
É melhor ires ao médico eu tb tinha dores de morrer e ainda hj se a "dita" aparece tenho que ficar de cama.
Beijufas e fica bem filhota da mãe

Tágide disse...

Esqueci de dizer: olha lê sobre endometriose e dores mentruais em relação à soja pq a soja tem estrogénios naturais as isoflavonas e isso pode fazer aumentar a dores. Eu se como soja pioro das dores, por isso soja quase está fora do meu cardápio, com muita pena minha.
Fuiiiiiiiiiiiiii