sábado, 13 de outubro de 2007

Bom dia povo lindo, animado, esbelto, enérgico, com curvas (sim, porque odiaria ser magra, esquelética...),


De facto o dia de ontém foi fantástico, quando cheguei a casa da corrida, estive na net, arrumei, tratei da filhota e fui trabalhar, a pé claro, sempre são mais 15 minutos. Só não fiz byke na hora de almoço porque adormeci (risos), acordar de madrugada tem algumas desvantagens!!!


No fim da tarde fui para a aula de "Stretching" e apesar de ter feito tudo direitinho, sentia-me cansadita e, pior ainda, tive cãimbras em várias zonas do corpo, desde pernas à barriga (nos abdominais).


A minha alimentação foi óptima, não fiz 1 única asneirada. bebi 1,5 litros de chá verde com sumo de ananás espremido, delicioso.


CÃIMBRAS:



Câimbras são contrações musculares involuntárias e forçadas que não relaxam. Podem afetar qualquer músculo, especialmente aqueles que atravessam duas articulações. Podem afetar todo o músculo ou parte dele, e também um grupo de músculos.

Os grupos musculares mais afetados são:

Atrás da perna (panturrilha = gastrocnêmios)

Atrás da coxa (flexores da coxa = isquiotibiais)

Na frente da coxa (extensores da coxa = quadríceps)

Câimbras nos pés, mãos, braços, abdômen e na caixa torácica também são comuns.

Podem variar de intensidade de uma leve “fisgada” até uma dor agonizante. Podem durar poucos segundos até 15 minutos ou mais, podendo se repetir várias vezes antes de desaparecer.

Por que as câimbras ocorrem?

Embora sua causa exata seja desconhecida (idiopática), alguns pesquisadores acreditam que o alongamento inadequado e a fadiga muscular levam a anormalidades nos mecanismos que controlam a contração muscular. Outros fatores podem também estar envolvidos, incluindo exercícios e trabalhos em ambientes de calor intenso, desidratação e depleção de sais e minerais (eletrólitos). Alongamento e fadiga muscular: músculos são fibras em bandas que contraem e alongam para produzir o movimento. Um programa de alongamento aumenta o comprimento das fibras musculares permitindo que elas contraem e encurtem mais vigorosamente quando você se exercita. Quando o seu corpo está mal condicionado, você está mais sujeito a experimentar uma fadiga muscular, a qual pode alterar as atividades reflexas dos nervos. O exercício intenso também debilita as reservas de oxigênio do músculo, levando ao espasmo muscular. Quando uma câimbra começa, os nervos espinhais estimulam o músculo a continuar se contraindo.Calor, desidratação e depleção de eletrólitos: câimbras musculares são mais comuns quando você se exercita em tempo quente porque o suor elimina líquidos do seu organismo, como sais e minerais (i.e., potássio, magnésio e cálcio). A perda destes nutrientes podem também causar um espasmo muscular.

Quem pode ter câimbras?

Praticamente todos vão experimentar um episódio de câimbra durante a vida. Ela pode ocorrer quando você joga tênis, golfe, futebol, basquete, vôlei, ou qualquer exercício. Ela pode ocorrer também quando você está sentado, caminhando ou mesmo dormindo. Algumas vezes um leve movimento que encurta o músculo pode desencadear uma câimbra.Algumas pessoas têm maior predisposição a câimbras musculares que outras, e têm câimbras regularmente com qualquer exercício. Aquelas de maior risco para câimbras e excesso de calor são crianças, pessoas de mais de 65 anos, e aqueles que estão doentes, com excesso de peso, que “passam do limite” durante o exercício, ou tomam certos medicamentos. Câimbras musculares são muito comuns em atletas de resistência (maratonistas e tri atletas) e pessoas de mais idade que realizam atividades intensas.Atletas são mais propensos a câimbras na pré-temporada quando seus corpos ainda não estão bem condicionados, estando mais sujeitos à fadiga. Câimbras ocorrem frequentemente próximo do final dos exercícios intensos, ou na noite após.Pessoas de mais idade estão mais susceptíveis a câimbras devido à perda muscular normal (atrofia) que inicia ao redor dos 45 anos e acelera com a inatividade. Com o progresso da idade seus músculos não podem contrair tão forte ou tão rápido como eles costumavam contrair. O corpo também perde um pouco da habilidade de sentir sede e responder a alterações de temperatura.

Tratamento e prevenção:

Câimbras normalmente se resolvem espontaneamente se a necessidade de ir a um médico.

Cuidados pessoais:

Pare de realizar qualquer atividade que desencadeia a câimbra. Alongue e massageie gentilmente o músculo com câimbra, segurando na posição alongada até que a câimbra pare. Aplique calor aos músculos tensos e endurecidos, ou gelo aos músculos amolecidos. Para evitar câimbras futuras, tenha como objetivo melhorar seu condicionamento físico geral. Realize exercícios de flexibilidade regularmente antes e após os exercícios para alongar os grupos musculares mais propensos. Sempre aqueça antes de alongar. Alongue a panturrilha, os flexores e os extensores da coxa.Para prevenir mais câimbras, você deve manter seu corpo hidratado adequadamente. Crianças especialmente não tomam líquidos o suficiente para recuperar a perda de fluidos durante os exercícios.

Algumas dicas:

Beba água em intervalos regulares, antes de ter sede.Beba mais do que a sua sede pede.Beba sucos de frutas ou bebidas esportivas se você está se exercitando no calor ou suando por mais de uma hora.




Pois é minha gente, se quiserem saber mais leiam no link em cima.

Ainda não sei bem qual a causa das minhas, mas vou ter de descobrir.

Neste momento são 8h00 de sábado (hoje não trabalho!!!), e vou mesmo relaxar, ver filmes, arrumar devagarinho, preparar uma soja guisada para o jantar pois a minha mana vem com os filhotes cá jantar, exercícios vou fazer moderados, ou uma byke em velocidade de passeio, ou uma caminhada mais lenta.

Ao longo do dia irei postando ou à noite, quando todo o mundo tiver ido embora. Hoje visito todas vocês.

Não se esqueçam, se tiverem cãimbras, parem os exercícios, façam alongamentos serenos e repousem, além de se hidratarem claro, mas isso já nós fazemos!

2 comentários:

Vyvy Tex disse...

Eita! Chá verde com ananás (abacaxi aqui no Brasil)? Nunca tomei. Vou experimentar! Quanto de sumo de abacaxi você coloca em 1L de chá verde? Ontem aqui no Brasil foi feriado - dia das crianças e também de Nossa Senhora Aparecida. Aí em Portugal também é feriado? Bjins e ótimo fim de semana pra você.

Marcinha disse...

Oi Crista querida, obrigado por se preocupar comigo.
Minha filhinha hoje amanheceu melhor, graças ao nosso bom Deus.
Ontem em pleno feirado passamos a tarde no hospital realizando alguns raio-X, para descartar a possibilidade de pneumonia e sinusite.
Hoje por milagre acordou bem, dormiu a noite toda, tomou café, almoçou e passou a tarde brincando com os irmãos no quintal.
Minhas preces foram ouvidas...obrigado Senhor.

Desculpe pelo sumiço, mas fiquei muito contente em ver que vc segue firme e contente.
Eu confesso que me descuidei nestes dias.

Um grande beijo.